O Município

Sobre o Município:

Nome do Município: SANTA BÁRBARA DO PARÁ

Histórico

Por volta de 1920, o povoado de Santa Bárbara subdividido em três adensamentos; Traquateua, Candeua e Santa Rosa, onde foram instalados as primeiras escolas: – Mista de Candeua, Mista de Traquateua e Mista de Santa Rosa, que administravam o ensino primário básico de 1º a 4º séries.

Em 1962, Santa Bárbara (que já fazia parte do município de Benevides, desmembrando de Ananindeua), elege seu 1º vereador Raimundo Alves de Souza, descendente dos Gomes da Silva e herdeiro das terras. Ele doou alguns hectares para a expansão do povoado e posterior assentamento da Vila de Santa Bárbara.

Existem três versões sobre a origem do nome do município. Segundo conta o morador Jorge Moreira, a origem do povoado remontaria ao terceiro decênio do sec. XIX, nos idos da Cabanagem, onde os cabanos ali teriam-se aquartelados, e baixo das mangueiras, talvez à espera do momento oportuno para tomar de assalto a capital da província Belém.

Nessa sua estada na área teriam encontrado, semi-enterrada, uma pequena imagem a qual identificaram como sendo de Santa Bárbara, daí a origem do nome do local. Já para a antiga moradora da região conhecida como “dona Ciló”, em decorrência de uma promessa feita e atendida pela Santa, para que não chegasse ao local uma grande epidemia que se alastrava pelas redondezas.

A outra versão é dada por Raimundo Alves de Sousa: segundo ele, a denominação para o povoado teria advindo da data em que Felipe Santiago Gomes da Silva, primeiro morador do local, teria terminado a construção de sua casa: 4 de dezembro, dia de Santa Bárbara.

Gentílico: santa-barbarense.

Formação Administrativa

Distrito criado com a denominação de Araci, pelo decreto-lei estadual nº 2972, de 31-03- 1938, subordinado ao município de Santa Isabel. Pelo decreto-lei estadual nº 3131, de 31-10-1938, o distrito de Araci passou a denominar-se Engenho de Araci. Sob o mesmo decreto acima citado transfere o distrito do município de Santa Isabel para o de Belém.

No quadro fixado para vigorar no período de 1939-1943, o distrito de Engenho Araci figura no município de Belém. Pelo decreto-lei estadual nº 4505, de 30-12-1943 desmembra do município de Belém os distritos Ananindeua, Benfica e Engenho Arari, para constituir o novo município de Ananindeua. Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o distrito de Engenho de Araci figura no município de Ananindeua.

Pela lei estadual nº 2460, de 29-12-1961, o distrito de Engenho Araci passou a denominar-se Santa Bárbara. Sob o mesmo decreto o distrito passou a pertencer ao novo município de Benevides. Em divisão territorial datada de 31-XII-1963, o distrito já denominado Santa Bárbara figura no município de Benevides.

Elevado à categoria de município com a denominação de Santa Bárbara do Pará, pela lei estadual nº 5693, de 13-12-1991, desmembrado de Benevides. Sede no atual distrito de Santa Bárbara do Pará (ex-Santa Bárbara). Constituído do distrito sede.

Instalado em 01-01-1993. Em divisão territorial datada de 1-VI-1995, o município é constituído do distrito sede. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007. Alterações toponímicas distritais Araci para Engenho de Araci, alterado pelo decreto-lei estadual nº 3131, de 31-10-1938. Engenho Araci para Santa Bárbara, alterado pela lei estadual nº 2460, de 29-12-1961. Santa Bárbara para Santa Bárbara do Pará, alterado pela lei estadual nº 5693, de 13-12-1991.

Nos dias atuais, o Município de Santa Bárbara do Pará, esta localizado na Região Metropolitana de Belém – RMB fica aproximadamente 1h da capital Belém, com sua população estimada em torno de 20.000 (vinte mil) habitantes, segundo IBGE, a base de sua economia é o comercio, agricultura e turismo.

Principais pontos turísticos

Balneário LAGOINHA, localizado a 4 km do centro da cidade, ambiente familiar, composto por mata virgem e um igarapé de águas claras, recebe os visitantes de 8h as 19 de quinta a domingo, Balneário ENCANTE, localizado no centro da cidade, aberto aos visitantes todos os dias, tem aérea de mata verde e um lindo igarapé de águas verdes, encontra-se ainda no centro da cidade o RESTAURANTE AGROVILA FAZENDINHA, onde os visitantes saboreiam os cardápios regionais, enquanto se encantam pela paisagem do lugar, tem ainda o bar molhado e um lindo igarapé.

Além de nossos igarapés, o município oferece também atrações culturais como, o Carna Santa Bárbara, que acontece no período do Carnaval, onde vários blocos saem em desfile pelo centro da cidade, Arraiá do Bartião, festa junina, sempre comemorada no último final de semana de julho com várias apresentações de quadrilhas e grupos locais de carimbo, no mês de julho acontece o Garota Verão, no último fim de semana, na comunidade da Maurícia, de grande atração turística por ser uma praia de frente para ilha de Mosqueiro e o Encanto de Natal, onde por 45 dias a cidade fica iluminada com as luzes natalinas, atraindo muitos turistas para as cantadas e apresentações culturais.

Acessibilidade